Ameaças virtuais

O que são: Vírus, Worms e Cavalos de Tróia

Bom antes de falar novamente de ISA, achei melhor escrever um pouco sobre este assunto uma vez que muitos não sabem a diferença entre as ameaças existentes. E antes que a culpa de tudo "seja do virus" vamos lá...
São programas mal-intencionados que podem causar danos ao seu computador e às informações armazenadas nele. Também podem deixar a internet mais lenta e usar o seu computador para espalhar-se entre os seus amigos, familiares, colegas de trabalho e o restante da Web. A boa notícia é que, com prevenção e algum bom senso, a probabilidade de você ser vítima dessas ameaças será menor.
  • Vírus

Um vírus é um código de computador que se anexa a um “programa ou arquivo” para poder se espalhar entre os computadores, infectando-os à medida que se desloca. Os vírus podem realmente danificar seu computador, fazendo com que na maioria das vezes haja perda de informação.
Este código tem a intenção explícita de se autoduplicar e irá tentar se alastrar de computador em computador se incorporando a um programa hospedeiro.
Assim como os vírus humanos possuem níveis de gravidade diferentes, os vírus de computador variam entre levemente perigoso até totalmente destrutivo. A boa notícia é que um verdadeiro vírus não se dissemina sem ação humana. É necessário que alguém envie um arquivo ou envie um email para que ele se alastre.

  • Worm

Um worm, (verme, minhoca) assim como um vírus, cria cópias de si mesmo de um computador para outro, mas faz isso automaticamente. Primeiro, ele controla recursos no computador que permitem o transporte de arquivos ou informações. Depois que o worm contamina o sistema, ele se desloca sozinho. O grande perigo dos worms é a sua capacidade de se replicar em grande volume. Por exemplo, um worm pode enviar cópias de si mesmo a todas as pessoas que constam no seu catálogo de endereços de email, e os computadores dessas pessoas passam a fazer o mesmo, causando um efeito dominó de alto tráfego de rede que pode tornar mais lentas as redes corporativas e a Internet como um todo. Quando novos worms são lançados, eles se alastram muito rapidamente. Eles obstruem redes e provavelmente fazem com que você (e todos os outros) tenha de esperar um tempo maior para abrir páginas na Internet. Um worm pode consumir memória e largura de banda de rede, o que pode travar o seu computador.
Como os worms não precisam viajar através de um programa ou arquivo "hospedeiro", eles também podem se infiltrar no seu sistema e permitir que outra pessoa controle o seu computador remotamente. Exemplos recentes de worms incluem o worm Sasser e o worm Blaster.

  • Cavalos de tróia

Assim como o mitológico cavalo de Tróia parecia ser um presente, mas na verdade escondia soldados gregos em seu interior que tomaram a cidade de Tróia, os cavalos de Tróia da atualidade são programas de computador que parecem ser úteis, mas na verdade comprometem a sua segurança e causam muitos danos. Um cavalo de Tróia recente apresentava-se como um email com anexos de supostas atualizações de segurança da Microsoft, mas na verdade era um vírus que tentava desativar programas antivírus e firewalls.
Os cavalos de Tróia se alastram quando as pessoas são seduzidas a abrir o programa por pensar que vem de uma fonte legítima.
Os cavalos de Tróia também podem ser incluídos em software que você baixa gratuitamente.

  • Como se espalham os worms e outros vírus?

Na prática, todos os vírus, vários worms e cavalos de tróia não podem se espalhar sem que você abra um arquivo ou execute um programa infectado. Alguns tipos de worms vão além e infectam o sistema pelo simples fato do mesmo estar desatualizado.
Muitos dos vírus mais perigosos foram espalhados principalmente via anexos de email. Geralmente você tem como saber que um email contém um anexo, pois este é exibido como um ícone típico que representa o anexo e contém o seu nome... fotos, documentos do pacote Microsoft office entre outros arquivos. Um vírus é ativado quando você abre um arquivo anexo infectado (geralmente você abre o anexo clicando duas vezes no seu ícone).

Dica: nunca abra nada que esteja anexado a um email a menos que esteja esperando pelo anexo e conheça exatamente o conteúdo do arquivo.

Se receber um email com um anexo de alguém que não conhece, exclua o email imediatamente. Infelizmente, algumas vezes não é seguro nem mesmo abrir anexos de pessoas que você conhece. As ameaças virtuais são capazes de roubar informações de programas de email e enviar a si mesmos a todos os endereços no seu catálogo de endereços. Portanto, se você receber um email de alguém com uma mensagem que você não entende ou um arquivo que você não está esperando, sempre entre em contato com a pessoa e confirme o conteúdo do anexo antes de abri-lo.
Ainda assim, se não se sentir seguro o suficiente, entre em contato com um profissional de T.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário