Como cativar seus clientes!

Dez dicas super incríveis para cativar seus clientes internos e deixar de ser aquele OGRO de tecnologia!




Descrevo aqui com base na minha experiencia pessoal e observações como conquistar clientes com base em desenvolvimento e treinamento profissional

1. Circular pelos departamentos;
Para o especialista em desenvolvimento profissional, liderança e gestão de pessoas Renato Grinberg, o primeiro passo para cativar as pessoas, seja qual for a circunstância, é se interessar por elas. Em uma empresa, isso é fundamental e, na prática, significa sair da zona de conforto de um grupo e trocar conhecimento com outros colaboradores... "Esses relacionamentos podem ser bastante promissores e ajudam a entender os objetivos e o funcionamento de cada departamento, o que é útil e proveitoso para a carreira", afirma.

2. Ter pro-atividade no momento certo;
Em muitos ambientes corporativos que ainda têm graus de conservadorismo, a chance de falar ou propor algo ainda é novidade. "As pessoas ainda não sabem direito como ser pró-ativas", afirma Aline Souki, professora da Fundação Dom Cabral, centro de desenvolvimento de executivos, empresários e gestores. Ela avisa que, em primeiro lugar é preciso saber a quem demonstrar a pró-atividade, para ter o cuidado de não atropelar hierarquias. Ainda para Renato Grinberg, é essencial não apresentar ideias soltas, mas sim propostas que de fato agreguem valor e ofereçam soluções a problemas reais da empresa.

3. Tratar todos de modo igual;
Os especialistas são unanimes: Não há nada mais cativante do que tratar as pessoas da mesma maneira educada e gentil. Não se derreta em sorrisos e gentilezas ao encontrar o presidente da empresa no elevador e fazer de conta que nem vê a moça que serve o café ou o porteiro. As regras clássicas da boa educação já são suficientes para causar uma boa impressão e são sempre bem vindas... Dar "bom dia", pedir "por favor" e dizer "com licença" certamente serão notadas por colegas e superiores.

4. Saber ouvir é fundamental;
Evitar a postura defensiva é fundamental e soma pontos! Quem sabe ouvir uma crítica, (e atenção aqui), isso não quer dizer aceitá-la se for injusta - demonstra maturidade, respeito e profissionalismo. "Muita gente se irrita com facilidade, não tem paciência para ouvir um feedback até o fim e já quer falar mais alto que o interlocutor" diz Renato Grinberg. Mesmo que não concorde com o conteúdo da conversa, ou pense em uma ideia melhor do que a outra pessoa, espere que ela termine para, só então, começar seu discurso.

5. Decifrar os códigos da empresa;
Uma multinacional alemã tem uma rotina muito diferente de uma agencia de publicidade por exemplo. Enquanto na primeira os horários e o vestuário dos funcionários seguem padrões mais rígidos, na segunda a informalidade é que dá o tom. O fato é que é importante pesquisar fundo sobre a empresa que se pretende trabalhar (ou em alguns casos a que já se trabalha) para evitar micos e foras que podem prejudicar sua carreira.

6. Usar redes sociais como marketing;
Mesmo nas profissões mais liberais, do ponto de vista comportamental, o excesso de reclamações, desabafos ou posts muito pessoais pode comprometer o que as pessoas pensam de você. Talvez seu chefe não se incomode ou até ache graça de suas picuinhas amorosas virtuais, mas certamente alguém vai ter opinião bem negativa a seu respeito ao lê-las. Não abra mão do mínimo de privacidade, ela é necessária.

7. Vestir-se de modo adequado;
Adequado não significa um conceito ultrapassado de formalidade e sim um modo que não destoe muito do estilo dos colegas e do ambiente da empresa em modo geral. O excesso de sensualidade para mulheres e de despojamento para os homens não costuma pegar bem. Por que? A pessoa acaba sendo mais conhecida pela roupa que veste do que por seu desempenho profissional. Se esta em dúvida de qual roupa usar vá até de chapéu, pois chegando lá irá poder analisar e remover as peças que não forem necessárias. Mas o inverso não dá para fazer... 

8. Não invadir o espaço alheio;
Ser solícito é bem diferente de ser invasivo. Oferecer ajuda a um colega que não chegou com uma cara muito boa é uma coisa, outra bem diferente é disparar mil perguntas para tentar saber o que houve. Passamos muito tempo no ambiente de trabalho, logo pode parecer uma boa ideia "tentar" ajudar o colega. No entanto é importante respeitar o ritmo alheio, para a construção de um bom convívio.

9. Otimizar o expediente;
Já há algum tempo a fato de ficar no escritório após o horário pode ser visto como negativo, sinônimo de que a pessoa é desorganizada e pouco produtiva. Claro que sazonalmente em alguns casos pode ser fruto do empenho para a entrega de algum projeto ou uma época de maiores demandas. Se o cumprimento das tarefas não for realmente possível durante o horário há algumas alternativas, pedir ajuda ou avisar ao gestor sobre a necessidade de estender o horário.

10. Não falar só de trabalho;
Ninguém gosta de conviver com uma pessoa que só sabe falar de trabalho. É preciso ter vida e uma vida produtiva longe da empresa... Interessar-se por outras áreas e assuntos ajuda a recarregar as baterias e a ter repertório para conversas e aguçar a criatividade.

É isso ai. Gostou? Quer dividir sua opinião comigo...?
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário